terça-feira, 18 de março de 2008

Abordagem eficiente como fazer?

Para entender o Cliente é preciso empatia, colocar-se em seu lugar.

Primeiro uma abordagem padrão é sempre bem vinda para quebrar o gelo inicial do cliente em qualquer seguimento, porém como fazer uma abordagem sem comprometimento com uma negativa.
Abordagens que devem ser abolidas do vocabulário de um profissional de venda são elas:

• Pois não: essa é totalmente errada, pois parte do principio já dando ao próprio cliente uma negativa com a palavra “não”.
• Posso ajudar: Pronto você acaba de pedir pra ganhar uma resposta que pode ficar sem jeito, Ex. “Posso ajudar?” Resposta. “Não”, acabou de criar uma barreira no atendimento do seu cliente.
• E ai: Qual cliente que entra numa loja seja ela de qualquer seguimento e confia em um vendedor que o recebe com um sonoro “E ai”.
• Oi, Precisa de algo: Já foi você acaba de fazer uma pergunta aberta e a resposta nem sempre pode ser agradável, “Oi, precisa de algo” Resposta “Não só estou olhando”.
• Beleza: Pode ser loja de moda, de carro, de alimento, quitanda, qualquer estabelecimento, pois quando cumprimentar alguém assim em seu estabelecimento você estará sendo tremendamente informal.

O que fazer então?

Nada como a velha e boa abordagem padrão:

• Bom dia, Boa tarde, Boa noite: Sempre bem vinda e mostra para seus clientes a educação e a satisfação de o ver passando pela porta de sua loja, sem contar que ele seguramente te respondera em tom totalmente receptivo.

Após fazer uma abordagem padrão a seqüência se torna fácil, veja abaixo um exemplo de abordagem errada e certa:

Errado:

Vendedor: “Posso ajudar”
Cliente: “Não”

Pronto cliente fechado vendedor bloqueado, mesmo quando o cliente fizer isso por brincadeira o resultado ainda é pior, pois o cliente passa a dominar a situação e o vendedor passa a ser um “atendente”.


Certo:

Vendedor: “Bom dia”
Cliente: “Bom Dia”
Vendedor: “Meu nome é Paulo e o seu”
Cliente: “João”
Vendedor: “Seja bem vindo em nossa loja, o senhor já a conhece”?
Cliente: “Não”
Vendedor: “Então terei o prazer em apresentá-la pro senhor”

E assim a conversa flui normalmente, e o mais importante com um profissionalismo sem perder o domínio das ações a serem tomadas.

* Próximo assunto “Estilos de abordagem”.
Até amanhã.


Judson Fabiano.

11 comentários:

F. Quintanilha* disse...

e isso aí irmãozinho!
Parabéns!
Conteúdo de qualidade e utilidade para todos!
Estou de acordo e assino em baixo!
Já está nos meus favoritos!

yo disse...

Adorei as dicas, mas tenho uma pra fazer também: Tente substituir a palavra "prazer" por "satisfação" torna o momento mais formal. Tive um professor de marketing pessoal, que sempre ressaltava: 'Prazer' lembra (ou refere-se) à outros momentos. =D

Anônimo disse...

gostei muito eu to entrando no mercado de vendas agora e suas dicas serao muito importantes pra mim valeu.

Anônimo disse...

Gostei muito, isso me deu mais um impulso nas vendas, Obrigado!

Anônimo disse...

Amei as dicas estão sendo muito úteis pra mim que estou entrando nesse ramo.
Obrigado pelas dicas.

Anônimo disse...

gostei muito dos exenplos, eu entrei no ramo agora e posso dizer com toda certeza que essas dicas são muito valiosas hoje p/ fazer uma venda legal..........

Anônimo disse...

Muito bom, isso pode ajudar muita gente, vendas é saber abordar acerto.

Anônimo disse...

Bom dia,quando a venda for fora da loja?

Anônimo disse...

Concordo em vários pontos. Mas já aconteceu várias vezes comigo o seguinte:

Dialógo

Vendedor: Olá Sr(o)ª, Bom dia, tarde...!!!
Cliente: "SÓ TÔ OLHANDO!"

O que fazer???

Anônimo disse...

Bom Dia A Todos, Otimas Dicas as Utilizo normalmente e tudo essa abordagem não terá muita eficiencia sem uma alegria e motivação esqueca qualquer problema ou sua fisionomia o entregara e ira soar como uma incenação ( O LOBO FAZENDO CORTESIA PARA A OVELHA )


Teo Rodrigues - Profissional de Marketing Multinível

Anônimo disse...

Quando o cliente disser : só estou olhando, você responde com entusiasmo e diz: òtimo, tenho várias novidades para você olhar!!!O que mais lhe chamou a atenção??
E boas vendas...

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